AMEG Página Inicial

AÇÕES AMEG

Desde sua fundação, a associação desenvolve o trabalho de apoio aos municípios da conservação e melhoramento de sua infraestrutura. Dotada com uma patrulha motomecanizada dotada de motoniveladoras, retroescavadeiras, tratores, caminhões e implementos, presta serviços como terraplanagem de estradas, abertura de redes de água e esgoto, extração de cascalho e aração e gradiação de terras de pequenos produtores. Presta assessoria jurídica as prefeituras e câmaras filiadas através de emissão de pareceres e orientações específicas à administração pública. Desenvolve projetos de engenharia e arquitetônicos, licenças ambientais e diversos outros serviços nessas áreas.

A Ameg tem ampliado a participação e atuação na sua área de abrangência. Identificando a necessidade da elaboração de planos diretores dos municípios que não o possuíam e também da revisão das cidades que possuem, foi firmado um convênio junto ao Governo do Estado de Minas Gerais através da Secretaria de Desenvolvimento Regional e Política Urbana. Para isso, foi constituído o CIMEG – Consórcio Intermunicipal do Médio Rio Grande, que teve por objetivo a realização dessas revisões e elaborações de Planos Diretores nos municípios filiados. Para tanto foi contratada a Fundação de Ensino Superior de Passos, a Fesp/Uemg para a realização desses trabalhos.

Também foi identificada a necessidade da elaboração de um plano regional que orientasse as ações a serem realizadas no Sudoeste Mineiro. Foi então desenvolvido pela mesma equipe o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR, que leva em consideração a realidade atual e as expectativas para a definição dos objetivos a serem atingidos. Quantificados por metas, compostas pelo resultado pretendido com determinada estratégia em períodos estabelecidos, são feitos indicativos do estado futuro desejado e seus desdobramentos por segmentos. A formulação de opções estratégicas, com a seleção de ações convergentes e articuladas, busca permitir que os objetivos e as metas sejam atingidos. Por isso, programas prioritários sintetizam de forma consistente e integradora os processos e define ações por dimensão, para enfrentar os problemas e explorar as potencialidades econômicas, socioculturais, ambientais, tecnológicas e político-institucionais.

Foi feito um diagnóstico completo dos municípios filiados, com estudo de todas as áreas e identificados os campos de atuação. A partir do plano, o objetivo é integrar ações de todos os setores: público, privado e terceiro setor, na busca do desenvolvimento sustentável em todos os segmentos já citados, transformando-se numa importante ferramenta de organização regional.

Outras iniciativas neste sentido também foram desenvolvidas. Uma delas foi o Programa Líder, desenvolvido pela Ameg em parceria com o Sebrae, Serviço Nacional de Apoio a Micro e Pequena Empresa. O Programa Líder tem como objetivo mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento regional e seus mecanismos de sustentação, congregando e integrando os setores público, privado e o terceiro setor na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios e organização da região. O programa mobiliza, apoia e prepara lideranças para a efetivação das vocações econômicas locais, com ênfase nos pequenos negócios. Promove a integração e organização política para a formulação, implantação e gestão de iniciativas de interesse público e regional, estabelecendo demandas importantes para o Sudoeste de Minas Gerais e que possam ser elencadas, de acordo com a prioridade e necessidade. Integrado com o PDR, busca o fortalecimento e a definição clara das necessidades e potencialidades do Sudoeste Mineiro.

Para que as ações definidas nesses programas possam ser implementadas, algumas ações são desenvolvidas em paralelo, como o curso de pós graduação em Gestão Pública desenvolvido em parceria com o Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Voltado para servidores públicos das prefeituras e câmaras da área da Ameg, o curso busca profissionalizar os agentes efetivos das instituições como forma de melhorar o serviço prestado aos cidadãos e o estabelecimento claro das atribuições do poder público na formulação de políticas que melhorem a qualidade de vida dos seus moradores. O curso tem duração de dezoito meses com encontros quinzenais.

Como forma de integrar os municípios filiados, foi realizado em dois mil e nove, os Jogos da Ameg. As modalidades participantes foram futsal, vôlei e handebol masculino e feminino, basquete e futebol. Todas as modalidades nas categorias sub 17 e adulto. Foram centenas de atletas envolvidos na prática esportiva e disputa saudável entre as equipes. Cada rodada foi realizada em uma cidade diferente como forma de propiciar aos atletas conhecerem os municípios da região. Pelo bom resultado obtido, a expectativa é que o evento se repita nos próximos anos.

Visando ampliar a participação dos órgãos regionais na associação, a Ameg realizou o Primeito Encontro de Vereadores dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande. Realizado no município de Ibiraci, o evento contou a participação de legisladores de dezessete cidades e debateu o papel do vereador na administração municipal e o contexto político atual, apoiando no desenvolvimento de suas funções. A proposta é que o estatuto da Ameg seja modificado para possibilitar a maior participação dos vereadores, inclusive na tomada de decisões, como hoje acontece com os prefeitos.

O apoio às associações microrregionais foi retomado durante a atual gestão do Governo do Estado. No dia dezesseis de setembro de dois e nove, em solenidade com a presença do governador Aécio Neves e do Vice Governador, Antônio Anastasia, foram liberados oitocentos mil reais para a Ameg que serão aplicados na modernização da associação e na construção da sede própria. O projeto já está pronto e a Prefeitura Municipal de Passos doou o terreno para a realização da obra. O local contará com salas administrativas, de reuniões e com auditório para as assembleias, cursos e demais utilidades com e equipamentos de multimidia. A construção foi aprovada pelos prefeitos filiados e terá início em breve.

A Ameg, Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande completa vinte e cinco anos. Tempo de muito trabalho, com contribuição e dedicação pessoal de cada um dos presidentes, componentes da diretoria e dos vereadores que integraram o conselho fiscal que já passaram por esta instituição e contribuíram para a construção dessa história, bem como os colaboradores que se dedicam integralmente à promoção do desenvolvimento regional.

a) Departamento Administrativo:

b) Patrulha Motomecanizada:

c) Departamento de Engenharia: 

d) Departamento Jurídico:

AMEG - Rua Benedita da Silveira Maia nº 144 - Passos - MG - CEP:37.903-660
Tel: (35) 3521-9544 - Tel: (35) 3526-1310 - ameg@ameg.org.br