AMEG Página Inicial

NOTÍCIAS


22-06-2018

AMEG e Ministério da Agricultura promovem treinamento em Passos






A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande - AMEG e o Ministério da Agricultura/Pecuária/Abastecimento - MAPA promovem nos dias 25 e 26 de junho (segunda e terça-feira) o "Treinamento sobre Serviços de Inspeção Sanitária". O evento acontece na sede da associação, à Rua Benedita da Silveira Maia, 144, em Passos. São esperados pelo menos 80 participantes representando os 22 municípios que compõem a microrregião. Como público-alvo estão prefeitos, vereadores, secretários/diretores de agricultura/pecuária/abastecimento, fiscais sanitários, médicos veterinários que atuam em serviços de inspeção, técnicos do IMA, técnicos da EMATER, entre outros interessados.

Demanda urgente da região, a preparação dos municípios para a implantação dos serviços de inspeção municipais tem levado a discussão a várias reuniões da associação. Discutido na Câmara Técnica de Agricultura da AMEG e no movimento Conexão Sudoeste o diagnóstico feito em 2016 indica que a falta do Serviço de Inspeção Municipal -SIM, que controla a qualidade dos produtos de origem animal como embutidos cárneos, queijo, ovos, mel e doces, e isto tem representado uma grande perda de receitas para os municípios da região e resultado em grandes prejuízos para os produtores.

"Quando não há o controle da produção por parte do município através do SIM muitos alimentos acabam sendo produzidos sem as condições mínimas de higiene e controle e acabam por oferecer um grande risco para a saúde pública. Outro problema é que não há arrecadação de impostos sobre estes produtos que circulam e são comercializados clandestinamente. É muito triste a gente se deparar com essa realidade, grandes apreensões e toneladas de alimento que acabam indo para o lixo", é o que comenta o presidente da AMEG e prefeito de Piumhi, Adeberto José de Melo, o Deco.

Para o prefeito a realização deste treinamento na região sudoeste é muito oportuna já que há dezenas de municípios se mobilizando para formarem consórcios intermunicipais com a finalidade de ratear os custos da implantação e funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal. "O Serviço de Inspeção Municipal é um mecanismo que incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança. Por outro lado, isso tem um custo bem considerável que a maioria dos municípios não tem condições de cobrir. Por isso a união, através de consórcio, se apresenta como uma solução", explica Deco.

O Serviço de Inspeção Municipal - SIM emite um certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequam às exigências sanitárias vigentes em legislação específica e que apresentem qualidade e higiene em seu processo de produção.

A responsável pelo treinamento é a Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura/Pecuária/Abastecimento - MAPA, Adriana Cássia de Oliveira. Dentro da programação ela falará sobre "Diretrizes para a adesão de consórcios públicos ao SISBI", "Constituição dos Serviços de Inspeção Municipais - SIMs" e "Atividades de Inspeção".

O evento, que é gratuito, terá início às 13h30 de segunda-feira (25) com término às 17h30. Na terça a programação começa às 08h e será concluída às 17h30.








VOLTAR